História:

Expomotors mIRCamp:

A história do evento se inicia precisamente no mês de maio de 2001. Um grupo de jovens usuários do software de bate papo MIRC ( software semelhante ao Messenger atual ) motivados pela paixão por esportes e o desejo de fazerem novos amigos, decidiram criar um torneio de futsal. No entanto, este campeonato tinha seu toque especial. Para jogar tinha que fazer parte da rede, através do Mirc.

Diante de todo sucesso das edições, apartir de 2003 decide agregar atividades do cunho cultural e eventos automotivos, apresentações culturais de artistas locais, estandes de empresas de diversos segmentos que podiam expor seus produtos e serviços para o público visitante. Tratava-se de um grande desafio, mudar de um evento com cara de jovem, para um evento comercial e de negócios, mudando para um público muito mais exigente. Mas novamente acreditando no potencial de nossa região e sobretudo no papel importante que o evento teria no fortalecimento sócio econômico, cultural e de incentivo ao setor que viria a se expandir no evento. A organização decide arriscar e mesmo com poucos incentivos aprimora o evento e finca a bandeira como feira, oferecendo ao público presente uma feira com várias opções de entretenimento, diversão e comércio.

Mais uma vez o esforço, a determinação e a competência mostraram seus resultados. O evento novamente foi sucesso de público e aos poucos ganhava seu espaço. No ano de 2007 o evento já contava com mais de 50 estandes, praça de alimentação e diversas atrações que atraíram visitantes de todo Estado. Com todo esse crescimento mais uma decisão se fazia necessária: mudar-se para um local que abrigasse com maior conforto e segurança o público, além das novas opções de entretenimento que seriam possíveis com uma estrutura de grande porte. Diante desta realidade a organização escolheu como local definitivo para a realização da feira o Centro Internacional de Eventos de Pelotas, tendo agora 200.000 m² ( Duzentos mil metros quadrados ) á sua disposição. Com essa ampla estrutura o evento agregou á sua anterior proposta a realização de esportes radicais, show musicais e diversas outras atrações que foram sucesso e tornaram o evento uma referência em Pelotas e em toda a região. Mas ainda estava no ar a sensação de que o evento não estava completo.

Percebendo a grande expansão do setor de 2 e 4 rodas e náutico no Estado, unida a grande paixão por motores dos brasileiros, o evento decide ingressar neste setor e lança assim no ano de 2008 a Expomotors que teve sua realização paralela ao tradicional e já reconhecido mIRCamp. A Expomotors trouxe ao evento show e manobras radicais de automóveis e motocicletas, a presença dos famosos dragster em parceria com o velopark, exposição de motos e carros antigos, demonstração de arrancadas, expositores internacionais, como por exemplo, a presença do estande oficial da marca Kenwood e boss no ano de 2009, além de muitas outras atrações que levaram mais de 50.000 ( cinquenta mil ) visitantes neste ano ao delírio e resultarm na consolidação da Expomotors/mIRCamp como maior e único salão de duas e quatro rodas do Estado. No ano de 2012 todas as previsões dos organizadores foram superadas, em recordes de vendas de motos, carros, vestuário e outros produtos, entrando em um patamar comercial de uma das maiores feiras do Estado. O evento já mostrava também sua popularidade em todo Estado, com o setor hoteleiro de Pelotas completamente lotado .